CULTURE

Pregão- Vai pregar para outra freguesia

Dez 06, 2016 teamgunn

Queria um pregão só para mim.

Queria um momento de reflexão e de atenção sobre tudo o que sinto sobre a minha sociedade. Sobre a minha cidade.

Um minuto de atenção (meia hora como manda o pregão) para alertar tudo o que acontece à minha cidade.

As memórias de ir para casa dos meus avós com as caixas para ouvir o avô tocar caixa e ensinar o velho toque dos nicolinos. Lembro-me de ser estudante, de ser estudante na cidade de Guimarães e de aprender o novo toque nicolino com os meus colegas de turma. As escolas tornavam-se uma só e iniciava-se a marcha do início das festas nicolinas. Começava no dia do Pinheiro. O dia 29 de Novembro. Mas as actividades dos estudantes continuavam. Das roubalheiras, aquele dia que não se sabe quando é, recordo histórias que o meu pai ainda hoje conta das aventuras nocturnas de revirar a cidade. De manhã cedinho acordava tudo com uma reviravolta, já seria de se esperar e todos já contavam.

A cidade que abraça os seus estudantes e recolhe os gritos de suas vozes.

Sempre servi de plateia no pregão. Adoro a altura do ano em que nos é servida. Adoro sentir o calor das pessoas nos dias secos de frio do início de Dezembro. Numa altura em que a sociedade aponta mais o dedo do que realmente se faz valer, não conheço uma cidade igual a esta. Que se torna quente em dias frios. Receptiva e unida onde qualquer que seja o evento se tornará um sucesso. A sociedade aqui participa, a sociedade aqui recebe, a sociedade aqui orgulha-se do que é feito cá, de quem é de cá e de quem vem visitar o que aqui temos para oferecer. Se há algo feito na minha cidade, garanto-vos que a minha cidade a usa. Se há algo escrito na minha cidade, garanto-vos que a minha cidade lê e transmitirá aos que por cá passam.

Espero que os rufares dos tambores se propaguem por gerações e gerações.  E que a força da nossa voz seja sempre ouvida.

Adoro sentir de fora, as temperaturas que se fazem sentir no pregão.

#servimaranenseaqueceaalma

O meu filme from Joana Hall on Vimeo.

 

pregão festas nicolinaspregão festas nicolinas
pregão festas nicolinas

pregão festas nicolinas

 

 pregão festas nicolinaspregão festas nicolinaspregão festas nicolinas