CULTURE

Os sobreiros deste Pinheiro

Nov 26, 2017 teamgunn

Os sobreiros deste Pinheiro!

As festas Nicolinas estão aí à porta e apressem-se que já se faz tarde para marcarem o jantar mais aguardado pelos vimaranenses

O jantar do Pinheiro!

O evento nicolino mais participado – O Pinheiro. A noite do Pinheiro resulta da tradição popular minhota, em que se levanta um grande mastro, simbolizado pelo Pinheiro no largo da igreja de S. Gualter.

Mas há quem fale em sobreiros, se calhar é uma opção para o mastro da cidade. Jantar dos sobreiros em manifesta oposição ao jantar do Pinheiro.

Há quem desconheça e seja indiferente a esta festa. Por muitas razões, porque não estudou em Guimaraes, porque o seu social não se cruzou com estes costumes, porque nunca vivenciou esta tradição.
Respeito, entendo e aceito.

Mas depois temos os ‘sobreiros’ que dizem que não gostam do Pinheiro, que o conhecem mas que não se identificam com tal. Até aqui tudo compreensível.
Mas depois temos o jantar dos sobreiros no mesmo dia e para enterrarem o sobreiro desconhecido acompanham-nos no cortejo, nas laterais das ruas da cidade , aquecendo-se com a cambada de bêbados a tocar tambor até ao momento final do levantar o mastro.

Há quem o desconheça e há aqueles que nao querem conhecer e também aqueles que querem passar ideia que desconhecem!

Pessoas que passam na nossa vida e que pouco acrescentam. Pessoas que vivem em paralelo com a sua própria vida. Pessoas que projectam o que não toleram nelas. Pessoas que criam resistências e a única forma que encontram para (sobre)viver é colocando no outro a sua insatisfação. São os sobreiros deste Pinheiro.

 

IMG_4843IMG_4842IMG_4841IMG_4846IMG_4845